terça-feira, 27 de maio de 2014

FBF homenageia ex-jogador baiano Washington

Por Comunicação FBF
O futebol brasileiro se despede, nesta terça-feira (27), de um dos seus grandes ídolos. Será sepultado em Valença, no Sul da Bahia, aos 54 anos, Washington César Santos.

Nascido na cidade baiana, Washington, como era conhecido, fez sucesso por onde passou. Sua carreira brilhante começou na Boa Terra, onde deu seus primeiros passos nos gramados do Campeonato Intermunicipal. Na maior competição de futebol amador do país, de onde também saíram outros grandes craques, o atacante de 1,88m defendeu a Seleção Valenciana.

Suas boas atuações no Intermunicipal fizeram despertar o interesse do Galícia. No Granadeiro, o ex-jogador se profissionalizou, foi um dos destaques do vice-campeonato baiano de 1980 e chamou a atenção do Corinthians.

Do Timão, Washington passou por Operário, Internacional e Varzim (POR) até chegar ao Atlético (PR). No Furacão, em 1982, ele conheceu o parceiro Assis. Juntos, eles formaram a dupla de ataque conhecida como "Casal 20", que brilhou levando o Furacão à terceira colocação do Campeonato Brasileiro.

Washington, na época do Galícia (Foto: Divulgação/Galícia)

A dupla, então, se transferiu para o Fluminense, onde fez ainda mais sucesso e os dois atletas se eternizaram como ídolos do Tricolor das Laranjeiras. Washington ainda defendeu as cores do Guarani, Botafogo, União São João, Desportiva Ferroviária, Santa Cruz, Felgueiras (POR), Fortaleza e Foz do Iguaçu (RJ), onde encerrou a carreira. O ex-centroavante ainda teve no currículo a conquista dos Jogos Pan-americanos de Indianápolis, em 1987, com a Seleção Brasileira.

O baiano de Valença é o oitavo maior artilheiro da história do Fluminense, com 118 gols marcados em 301 jogos. Ele sofria da doença degenerativa esclerose lateral amiotrófica.

Em reconhecimento aos serviços prestados por Washington ao futebol baiano e brasileiro, a Federação Bahiana de Futebol fará uma homenagem ao ex-jogador na próxima quinta-feira (29). O presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues decretou a realização de um minuto de silêncio em memória do ex-atacante antes do confronto entre Bahia e Santos, pela Série A do Brasileirão, no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana.

*Foto Capa: Ricardo Ramos / AGIF

Nenhum comentário:

Postar um comentário